Saiba a importância da saúde bucal para prevenir contágio de doenças!

Dentista do Bem dá dicas de prevenção com simples passos.

Nunca se falou tanto em prevenção, que abrange desde higienização constante para evitar contágios de doenças que prejudiquem o sistema imunológico até às boas práticas de alimentação e saúde, incluindo a higiene bucal, que é fundamental para prevenir quadros inflamatórios e infecciosos que comprometem diretamente a resposta imunológica do corpo e predispõem ou agravam outras doenças que fragilizam ainda mais o organismo.
Para se aprofundar no assunto, KESS convida a dentista parceira da ONG Turma do Bem – da qual Kess se tornou uma das mantenedoras em 2019 – Luciana Bruzadin, para apontar 4 cuidados indispensáveis que ajudarão a manter a saúde bucal. Confira!

  • Manter o hábito correto de escovação e uso de fio dental

“Quando não se escova os dentes corretamente, é comum acumular placa bacteriana, principalmente ao redor da gengiva. A primeira coisa que isso pode causar é gengivite, que é uma doença inflamatória. Quando isso acontece, o nosso sistema imunológico é ativado e, consequentemente, fica sobrecarregado, dificultando para o nosso corpo se proteger contra doenças, como uma gripe”, explica a dentista.
De acordo com a especialista, quando o sistema imunológico é ativado para um problema, ele perde forças para combater outras doenças, dificultando a recuperação do organismo. “Existem diversas comprovações cientificas de que focos inflamatórios e infecciosos bucais pré-dispõem e/ou agravam várias doenças sistêmicas, como doenças cardíacas e pulmonares. Em pacientes entubados, o risco de se contrair pneumonia é alto na presença de foco infeccioso bucal, um grande problema a ser enfrentado no quadro de cuidados na COVID 19.”

  • Trocar periodicamente a escova dental, principalmente após qualquer quadro infeccioso

“A periodicidade para a troca da escova de dente é relativa, em média 3 meses. Porém, isso pode variar de acordo com a forma de uso de cada um. A pessoa que usa a escova de uma forma que deforma mais rapidamente as cerdas, terá que trocá-la com mais frequência. A troca em si vai depender de como estão as cerdas. Se ela estiver deformada, a qualidade da escova está comprometida e passa a ter uma função negativa na saúde bucal”, diz a doutora Bruzadin.
De acordo com a especialista, a troca da escova de dente é fundamental por ser um acessório que facilita o contágio. “É muito raro uma pessoa ter o hábito de descontaminar uma escova de dente com o produto específico para isso. A água, por si só, não descontamina a escova, as cerdas mesmo quando enxaguadas corretamente seguram resíduos que são invisíveis aos olhos. Por isso a importância de trocar a escova regularmente”, explica.
Para dra. Luciana, essa cautela é ainda mais importante para quem teve uma gripe, virose ou infecção bucal. “Se a pessoa teve qualquer tipo de problema viral, é preciso trocar a escova de dente, para que ela não seja objeto de contágio novamente para o usuário”.

  • Não compartilhar itens de higiene, principalmente a escova dental

“Isso parece algo obvio, mas muitos não têm condições de ter a sua própria escova. Eu atendo, pela ONG Turma do Bem, famílias humildes que compartilham a escova entre várias pessoas da casa. Por isso é muito importante as empresas se conscientizarem sobre a necessidade de tornar as escovas de dente e outros acessórios para higiene bucal mais acessíveis aos consumidores de baixa renda”, explica a especialista, que destaca a linha KESS Basic, com escovas de dente e fios dentais a preços acessíveis como uma boa iniciativa da marca em ajudar as famílias de baixa renda a adquirirem uma escova de dente para cada membro da casa sem prejudicar a renda.

  • Evitar roer as unhas, mordiscar objetos ou levar a mão à boca

Esses hábitos, chamados parafuncionais, são prejudiciais para a saúde bucal no geral. “O hábito de mordiscar objetos, como por exemplo uma tampa de caneta, pode prejudicar e até quebrar a estrutura do dente, além de ser um objeto sujo. A mão é muito contaminada, quando a colocamos desnecessariamente na boca, estamos assumindo o risco de contrair e transmitir várias doenças”, finaliza.
Coloque as dicas em prática e previna-se.
Conheça mais sobre a linha Kess e a ONG Turma do Bem: www.bellizcompany.com.br/kesstedavoz/

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

NOVIDADES RELACIONADAS

Fique por dentro das últimas novidades e lançamentos de produtos