Gengiva Inflamada
Saiba o que pode ocasionar o problema e como preveni-lo
A gengiva inflamada acontece por uma infecção dos tecidos gengivais. De acordo com a odontologista parceria Kess, Luciana Bruzadin, “o problema pode ser iniciado por conta do acúmulo de placa bacteriana – película que se forma nos dentes e na linha da gengiva – que contêm bactérias responsáveis pela liberação de toxinas prejudiciais à região e que, quando não removida, leva à inflamação.”
Luciana explica ainda que, por ser uma doença multifatorial, outras disfunções também podem aumentar a probabilidade do desenvolvimento do problema. “São condições como má nutrição, obesidade, deficiência de vitamina C e uso de tabaco. Além disso, mulheres grávidas também estão mais suscetíveis ao contratempo, por conta do aumento hormonal durante o período de gestação.”
Sinais
A cada escovação é preciso observar os possíveis sinais para, o quanto antes, visitar um profissional que vai apontar o tratamento mais adequado. “Os principais indicadores de uma provável inflamação na gengiva são sangramento ao escovar os dentes ou passar o fio dental, mau odor e aumento no depósito de placa bacteriana na linha gengival”, esclarece Luciana.
A observação durante a higiene bucal é importante para tratar a inflamação o mais rápido possível, a fim de evitar problemas posteriores, como doenças periodontais ou a perda potencial de um dente.
Prevenção
“Além do autoexame e da observação das condições da gengiva, que deve estar sempre com a cor rosada, firme e cobrindo toda a raiz do dente, a higienização correta da boca é indispensável para a prevenção, principalmente durante o uso do fio dental que precisa ser usado diariamente. Escovações três vezes ao dia com escovas de dente com cerdas macias e extramacias, que não agridem os tecidos gengivais, também colaboram para uma região saudável, além, é claro, de visitas periódicas ao consultório.”
Sorry, the comment form is closed at this time.