Entenda a diferença entre fio e fita dental
Saiba qual é o mais adequado para a escovação dos dentes.
Para muitas pessoas o ato de passar fio dental antes das escovações pode ser bastante comum, mas de acordo com uma pesquisa solicitada ao Datafolha pelo Conselho Federal de Odontologia, em 2016, 43% da população brasileira não usa fio ou fita dental. Para a dentista parceira Kess Luciana Bruzadin, o dado é preocupante. “Isso porque o uso do fio dental é indispensável para remover a placa bacteriana e resíduos de alimentos, prevenindo cáries e gengivite e mantendo a saúde bucal em dia.”
Além disso, Bruzadin explica que o fio e fita dental funcionam como meios complementares à escovação e higienizam a região interproximal e região do sulco gengival. Sem eles, 40% da superfície do dente deixa de ser limpa. Para saber qual deles é mais adequado durante a escovação, Luciana Bruzadin explica a diferença entre fio e fita dental. Confira!
FIO DENTAL x FITA DENTAL
De acordo com a dentista parceira Kess, não há diferença entre a capacidade de remoção da placa bacteriana e resíduos de alimentos entre fio e fita dental, basicamente o que os diferencia são formato e tamanho.
- Fio dental
“O fio dental é composto por vários filamentos em formato cilíndrico e normalmente é mais fino e estreito, ideal para higienizar arcadas com pouco espaço ou com apinhamento – quando um dente fica sobre outro”, pontua.
- Fita dental
“A fita dental tem filamento único e não afrouxa, além de possuir formato achatado e mais largo, o que favorece a limpeza interdental com espaços maiores”, explica a profissional.
COMO E QUANDO USAR?
Bruzadin alerta que é preciso ter cuidado ao passar o fio ou fita dental para não machucar a gengiva durante o processo e explica como fazer. “Enrole um pedaço de fio ou fita dental ao redor de cada dedo médio, deixando aproximadamente 10 centímetros entre eles. Segurando entre o polegar e indicador, deslize suavemente no meio dos dentes, passando com muito cuidado também ao redor da base de cada dente, sem aplicar força para não cortar o tecido gengival. Repita o processo de vai e vem em todos os dentes.”
Quanto à frequência de uso, Bruzadin reforça que o item deve ser usado antes da escovação, depois de cada refeição. Caso não ocorra, é preciso usá-lo pelo menos uma vez por dia, na escovação noturna.
Agora que você conhece as diferenças entre o fio e a fita dental, utilize os dois modelos para escolher o que mais gostar!
Sorry, the comment form is closed at this time.